terça-feira, 30 de outubro de 2012

Interpretação do filme "Presságio"




Presságio começa em 1959, com cenas de uma criança, aparentemente pertubada, em uma escola primária. Cada criança de sua classe irá fazer um desenho, na qual a professora irá colocar numa cápsula do tempo, para ser aberta 50 anos depois. Esta criança porém, não faz um desenho, mas uma folha com números estranhos. Esta folha é colocada na cápsula, junto com os desenhos infantis. Quando a cápsula é aberta, em 2009, todas as crianças da escola têm acesso ao material que estava guardado. O personagem principal de Nicolas Cage, acaba descobrindo este papel codificado, quando seu filho leva para casa. Ele descobre, enfim, que os números são datas e coordenadas dos principais acidentes, desastres ou atentados terroristas dos últimos 50 anos, com o adicional de que ainda faltam 3 deles para ocorrer. O último deles, não por acaso, será a destruição da Terra .

Durante a história, seu filho é visitado por seres claramente alienígenas que lhe dão o “chamado”. Uma outra criança, neta da menina que teve os códigos escondidos na cápsula do tempo, também recebe o chamado. No final, o personagem de Nicolas Cage descobre que seu filho e a outra criança serão levados do Planeta Terra e que Ele não poderá ir. Ele chega a pedir para ir junto com as crianças, mas não pode, pois não recebeu “o chamado”. No momento que as crianças estão sendo levadas para as naves (rodas espelhadas na visão bíblica de Ezequiel) temos várias surpresas. Os aliens, de aparência humana macabra, se tranformam em belos seres iluminados, verdadeiros anjos. Enquanto suas naves deixam o planeta, vemos que várias outras naves, vindas de diferentes partes da Terra fazem o mesmo, evidenciando que muitas pessoas foram “chamadas” para serem salvas.


Enquanto o planeta é queimado , as 2 crianças, o menino e a menina, são deixados num lindo planeta, que nos lembra o Jardim do Éden. Ao fundo vemos uma maravilhosa àrvore (clara referência a Árvore da Vida) e mais além, vemos várias naves deixando os salvos, em várias partes diferentes do novo planeta.


O pai do personagem de Nicolas Cage, que como já foi dito é um pastor, morre junto com o filho.Um excelente filme para meditar, filosofar.Seres extra-terrestres altamente evoluidos,com capacidades telepáticas,com alta tecnologia para viagens no tempo(está parte é sobre as datas e coordenadas das catástrofes,o que pré-suponho que estes seres supra-humanos aprenderam ou criaram um jeito de viajar pelo tempo,no caso do filme,os alienígenas viajaram tanto para o futuro quanto para o passado).Este filme se identifica muito com algumas postagens anteriores aqui no meu blo
g.




Nenhum comentário:

Postar um comentário